contos gauchescos
Trezentas Onças (Jordana)
Narrador: Blau Nunes (vaqueano, peão, +- 80anos)
Personagens: Blau, o Patrão (charqueador), os tropeiros, o cavalo zaino (castanho escuro ou preto),o cachorrinho brasino.
Espaço: Uma barranca de rio e a estância da Coronilha onde Blau pousaria.
Tempo: Fevereiro, 1820 (+-), época das charqueadas.
Enredo: Era fevereiro, Blau estava indo comprar uma tropa de gado a mando do patrão. Resolveu banhar-se em um arroio próximo a uma barranca. Após, seguiu viagem, o cão tenta fazê-lo voltar.Chegando à estância onde passaria a noite, cumprimentou o dono da casa e percebeu que haviaesquecido a guaiaca na barranca. Deu meia volta e, no caminho, encontrou com uma comitiva quese dirigia à estância. Com o cão ao seu lado, voltou para buscar a guaiaca, mas ela não estava lá.Blau pensou em se matar, mas observou a natureza e resolveu assumir para o patrão que perdera odinheiro. Voltou para a estância. Ao entrar, viu sobre a mesa a sua guaiaca com as 300 onças; haviasido encontrada pela comitiva com quem cruzara pelo caminho, como se tratava de gente “boa”, aguaiaca foi devolvida ao dono.
O Negro Bonifácio (Jordana)
Narrador: Blau Nunes
Personagens: Blau, Negro Bonifácio, Terêncio e Nadico (irmãos, filhos de Antunes), Tudinha(chinoca, muito bonita e foliona), Fermina (mãe de Tudinha) e o capitão Pereirinha.
Espaço: As terras do capitão Pereirinha.
Tempo: Década de 1820
Enredo: Nadico era apaixonado por Tudinha. Ela e a mãe foram ver a carreira nas terras do CapitãoPereirinha, o Negro Bonifácio, que também gostava de Tudinha, chegou à carreira acompanhado,mas logo dispensou a moça. O Negro desafiou Tudinha para apostar em uma carreira, ela ganhou e,como prêmio, a moça ganhou uma libra de doces. Bonifácio foi lhe entregar os doces, mas Tudinhadisse que ele deveria entregá-los à sua mãe. O Negro insistiu, então Nadico pegou os doces e jogou-os em Bonifácio. Nisso, começou a confusão