CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SÃO PAULO
2014
FMU
BRUNA TAMIRES SILVA NASCIMENTO
CONTOS DE FADAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Painéis de Produção de Práticas Educacionais, sob a orientação da Professora Cecilia Vicentini de Campos Góes.
SÃO PAULO
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO 4
2 METODOLOGIA 6
3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 13
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
1 INTRODUÇÃO
Este projeto pretende verificar a contribuição dos contos de fadas no processo de aprendizagem da criança desde a educação infantil.
A contação de histórias, como contos de fadas, mitos e fábulas, possibilita que a criança crie interesse pela leitura, com isso, desenvolva sua própria criatividade de modo que aprimore sua capacidade de observar e refletir o mundo em que vive.
Observa-se que os contos de fadas despertam na criança a curiosidade e a imaginação; prazeres e emoções.
Esta prática proporcionará possibilidades de varias descobertas, tais como conhecer o certo e o errado, o que poderá ou o que não poderá fazer. Eles constituem também em recursos para que a criança possa reconhecer o significado da palavra sim e não, incentiva a capacidade de solucionar problemas e auxiliar na percepção dos mesmos em sua vida.
Através dos contos, as crianças aprendem sobre problemas externos e internos dos seres humanos e através das histórias conseguem construir um legado cultural, podendo conhecer a vida e os ambientes que vivem.
Torna-se um processo constante o desenvolvimento do habito da leitura, começando muito cedo em casa com o apoio dos pais e com o tempo se aperfeiçoando na escola, e assim, percebe-se que crianças que desde cedo possuem contato com contos de