Contos Amazonicos
Inglês de Sousa
Contos Amazônicos:
O homem na luta com o mundo selvagem.
Messias Medeiros Lameira
Yan Gabriel de Sousa Bentes
Yuri Bruno Barbosa Moraes
Prof.ª Regina Costa
Letras Licenciatura em Língua Inglesa
ESMAC – Escola Superior Madre Celeste
Introdução
Herculano Marcos Inglês de Sousa nasceu em 28 de dezembro de 1853, em Óbidos, no Pará. É filho do desembargador Marcos Antônio Rodrigues de Sousa e de dona Henriqueta Amália de Góis Brito Inglês, uma família bastante tradicional, na época, no Estado.
Inglês de Sousa inicia seus estudos ainda no Pará, mas em 1864 vai para o Maranhão completá-los no colégio Sotero dos Reis. Em 1867 se muda para o Rio de Janeiro para fazer o ensino secundário no Colégio Perseverança. Em 1870, Inglês se muda novamente, mas desta vez para Recife, onde se matricula em uma faculdade de Direito. Pouco depois, faz sua última visita aos pais, na Amazônia.
Em 1875, quando estava no quarto ano de faculdade, Inglês escreve seu primeiro conto “O Cacaulista” que seria publicado somente em Santos, lugar que Inglês havia escolhido para terminar a faculdade.
Inglês de Sousa funda jornais e revistas, torna-se secretário da Relação de São Paulo, elabora o projeto de criação da Escola Normal e é eleito, em 1881, presidente (atualmente chamado de governador) de Sergipe e, posteriormente, do Espírito Santo, em 1882. Em 1902, participa da fundação da Academia Brasileira de Letras e no mesmo ano torna-se diretor da faculdade em que lecionava.
Contos Amazônicos é uma obra naturalista de ficção que está dividida em nove contos. É também o último livro escrito por Inglês de Sousa, em 1893. Assim como todos os outros livros escritos por ele, esta obra se preocupa com cada detalhe da Amazônia. Mitos e lendas aparecem com frequência nesta narrativa e são incorporados à ficção, retratando bem a situação do povo daquela região com um espírito popular, supersticioso e