Contos africanos na sala de aula
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS VERNÁCULAS
CURSO DE LETRAS/PORTUGUÊSPLANO DE CURSO
1. IDENTIFICAÇÃOCURSO: Letras Português/Literatura PERÍODO: 7° ANO: 2014
ESTAGIÁRIOS (AS): Elisângela de Lima E. Paulo e Lídia Teixeira da Silva
ESCOLA: Municipal 21 de Abril
SÉRIE: 8º
TEMA: Contos africanos na sala de aula
TÍTULO: Narrando a vida: Contos africanos em sala de aula
CARGA HORÁRIA: 40 horas
2- Justificativa
Ao escolhermos o gênero conto, decidimos por trabalhar com contos africanos, por se tratarem de histórias de culturas diferentes da nossa que, junto com outras, contribuíram para a formação de nossa própria cultura. Segundo as Orientações Didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) deve-se promover, valorizar e reconhecer a diversidade etnicorracial na educação brasileira, pois caracterizam a formação da população brasileira, a partir desse grupo étnico, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas sociais, econômica e política, pertinentes à história do Brasil.
O conto é uma obra de ficção, um texto ficcional. Cria um universo de seres e acontecimentos de ficção, de fantasia ou imaginação. Como todos os textos de ficção, o conto apresenta um narrador, personagens, ponto de vista e enredo.
No desenvolver desse projeto o aluno será motivado a ler, pesquisar, debater, ampliar seus conhecimentos, uma vez que, o aluno poderá fazer pesquisas sobre o autor do conto, sua biografia, conhecer vocábulos e expressões desconhecidas. Através da leitura o aluno terá contato com a estrutura da obra, com a sua composição, com a sua organização interna, ou seja, conhecer o conto por dentro, bem como, quais são os personagens principais, o que acontece na história, em que tempo e em que lugar se passa a história narrada, quem narra, e de que