Conto
Carmen era professora e ao contrário de Ricardo uma mulher bastante pacífica que sabia lidar perfeitamente com os problemas quotidianos que pudessem aparecer.
Nos últimos dias o comportamento de Ricardo mudara. Chegava a casa sempre a más horas, exausto e dava sempre a mesma desculpa, o trabalho.
Carmen começava a ficar saturada do seu comportamento agressivo e indiferente para com a sua família. Até que decidiu ir falar com o chefe do seu marido, Aníbal, para perceber o porquê de tanto trabalho repentino.
Após uma longa conversa entre Carmen e Aníbal, ambos perceberam que Ricardo estava a entrar num mundo que em nada o beneficiava, o álcool. Pelos vistos, este era um problema que estava presente na vida de Ricardo há uns bons meses, e Aníbal estava a pensar seriamente na hipótese de o poder despedir, pois andava a prejudicar bastante a empresa devido ao seu estado sempre alcoolizado.
Ricardo, nos últimos meses tens faltado ao trabalho e eu sei que o motivo pelo qual andas a fazer isto .Tens vicíos que são completamente inadmissíveis numa empresa como esta, nomeadamente o álcool. Estas a arruinar tanto a tua carreira como o teu casamento, e mais, estás a começar a destruir a tua família e a desiludir quem mais gosta de ti. Tem cuidado com o que fazes. disse Aníbal.
Mas quem é o senhor para estar a dizer isso? Esteja calado pá. respondeu Ricardo quase tropeçando.
Estás uma lástima. Já te oferecemos ajuda, mas recusastea, posso ser teu chefe mas também sou teu amigo como tu sabes. Estás a prejudicar a minha empresa e como pareces não querer saber da minha preocupação não me resta outra alternativa sem ser despedirte. Já viste a maneira como me estás a falar? Nunca me falaste assim. E se queres que te diga, trabalhando como estás a trabalhar vai ser muito fácil encontrar