conto
Tema: Conto de fadas
Justificativa: Incentivar a aproximação dos alunos e mostrar a importância desse gênero literário.
Objetivo: Desenvolver a leitura visual, criatividade, oralidade expressiva, sentido e coesão textual, interação coletiva de leitura; Aprender sobre o gênero textual “Conto”; Que os alunos aprendam e aprimorem sua escrita através do registro de um conto de fadas.
Conteúdo:
• Leituras de imagem;
• Texto-imagem – como unidade de ensino;
• Gênero textual – “Conto”;
• Sistematização da ortografia – escrita convencional.
Procedimentos de ensino:
A atividade começará com a leitura de diferentes contos de fadas, como por exemplo, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Branca de Neve que estão dentro de uma caixa surpresa trazida pela professora. Para identificação do conto de fadas, será conduzido uma conversa a fim de destacar características desse texto (príncipes, princesas, o tempo do texto “Era uma vez…”, etc.). Serão feitas varias perguntas para aprofundarmos nos conhecimentos dos alunos em contos: “conhecem contos de assombração? De arrepio? Quais contos vocês conhecem além desses apresentados?
De acordo com as respostas, será feito uma votação com todos os contos apresentados pelos alunos.
Em seguida, depois de escolher um dos contos de fadas (escolhido pelos alunos da classe), será proposto aos alunos que eles reescrevam o conto para colocar em prática aquilo que foi aprendido sobre a estrutura dos contos de fada, onde eles criarão novas histórias, mas com características universais e comuns aos Contos de Fadas. Será explicado que a reescrita desse conto poderá ser uma paródia. Para ilustrar, será exibido um filme (desenho animado) que parodie o gênero, como por exemplo, o filme “Deu a Louca na Cinderela”.
Depois do filme, começará o processo de reescrita com o auxilio da professora.
Logo em seguida será escolhido três alunos para que possam demonstrar a sala sua parodia sobre o conto.
Recursos de