Conto "mago"
2011/2012
Leitura Recreativa
“O Mago”
Docente: Maria Botelho Discente: Beatriz Leite
Lagoa, 8 de maio de 2012
Nota Biográfica do Autor
Adolfo Correia da Rocha nasceu a 12 de Agosto de 1907, em São Marinho de Anta e morreu a 17 de Janeiro de 1995 em Coimbra. Aos 27 anos, Adolfo, criou o pseudónimo Miguel Torga.
Miguel Torga foi um dos mais importantes poetas e escritores portugueses do século XX. Ele para além de ser destacado por escrever poemas, contos e memórias, também foi destacado por escrever romances, ensaios e peças de teatro.
Algumas prosas que Miguel Torga escreveu foram “Bicho”, onde foi retirado este conto, outra prosa foi “Conferência”, entre outros. Também escreveu romances como “Traço de União” e “Fogo Preso”, entre outros, e finalizando, redigiu também peças de teatro como “Terra Firme”, “Sinfonia” entre outras.
Resumo
O conto que eu li intitula-se “Mago”, escrito por Miguel Torga e integrado no livro “Bichos”.
Fala-nos sobre um gato chamado Mago. Ele após ser deixado por uma ex-namorada, a Perricha, foi acolhido por uma senhora, D. Maria Sância, e desde aí Mago foi muito bem tratado.
Teve várias namoradas, a Boneca, uma gata muito querida, a Moira-Negra, um “coiro velho, curtido e batido”, a Perricha, uma gatinha muito ciumenta, e namorou também com Faísca, que traiu-o com Zimbro, um gato matreiro.
O gato de D. Maria Sância, queria-a deixar, pois era julgado pelos amigos, visto que é muito bem tratado pela dona e tem tudo de bom, ao contrário dos outros, mas o amor que a senhora tinha por ele travava-o de se ir embora.
O mimado gato, numa de melhorar a sua reputação, foi ter com o grupo de gatos e meteu-se numa disputa com o malvado Zimbro. Mago saiu derrotado e magoado, foi andando pelas ruas até que