Conto Fant Stico Dicas
Num conto fantástico, em nenhum momento o leitor perde a noção da realidade. Por não perdê-la é que lhe causa surpresa, os acontecimentos ou acontecimentos estranhos, fora do comum ou aparentemente sobrenaturais que de repente parecem desmentir a solidez do mundo real até então descrito no conto. Nesse momento de surpresa e de perplexidade, está o próprio sal da literatura fantástica
Vocês entenderão melhor com o passo a passo.
PRIMEIRO PASSO: Imaginem uma situação do cotidiano, qualquer uma: um passeio apressado por uma praça ou jardim, a hora do almoço no meio da rua – pessoas circulando, você com pressa para almoçar e voltar ao trabalho – uma visita inesperada de um parente ou amigo, que traz com ele uma pessoa estranha – o batizado de uma criança, o velório de alguém, a caminhada de ida à escola, qualquer coisa.
SEGUNDO PASSO Escolhida a situação comum, mundana, com a qual você sempre conviveu naturalmente, imaginem algo que pudesse torná-la especial ou estranha: uma música, um pássaro, uma flor, uma pedra encontrada no caminho, uma pessoa diferente das outras; qualquer elemento que você nunca tenha percebido como parte dessa situação banal.
TERCEIRO PASSO Escolhido esse segundo ingrediente, comecem a pensar em como ele tornaria a situação comum em especial.
QUARTO PASSO Juntar os ingredientes... Eu vou escolher o seguinte:
- situação comum: minha ida diária para a escola
- objeto ou algo inusitado que aparece: um pássaro canoro
- como esse pássaro poderia transformar algo comum em especial: ele cria ao meu redor um ambiente mágico, que me conforta e me faz feliz.
QUINTO PASSO
Encontrar um título. Tarefa difícil essa!
· Outro dia da minha infância
· Um certo pássaro branco (esse parece coisa do Érico Veríssimo!)
· Meu lindo e minúsculo pássaro branco (esse foi meu filho que escolheu!)
Parte inferior do formulário