Conto - Famigerado
Educação Infantil Fundamental e Médio Seminário contos
Famigerado
No conto Famigerado, escrito por Guimarães Rosa, um jagunço chamado Damázio busca um médico, por ser alguém que ele considera inteligente, para descobrir o significado da palavra “famigerado”, pois esta foi atribuída ao mesmo por um funcionário do Governo, o médico pensando em seu próprio bem, omitiu o significado, contando ao homem apenas parte do real sentido, que pelo contexto seria bandido, o médico diz à ele que é um adjetivo como: “importante, que merece louvor, respeito...” dizendo que ele mesmo gostaria de ser um.
O médico não faltou com a verdade, pois a palavra realmente possui esse significado: célebre (de acordo com o dicionário online Priberam), porém tratando-se do sujeito a quem ela foi empregada ela assumiria um sentido de dialeto, como: bandido.
João Guimarães Rosa
Nasceu em 27 de junho de 1908, em Cordisburgo, Minas Gerais. Passou a infância no centro-norte de seu estado natal, onde o pai exercia atividades ligadas à pecuária. Cursou o secundário e a faculdade de Medicina em Belo Horizonte. Graduado, trabalhou em várias cidades do interior mineiro, sempre demonstrando profundo interesse pela natureza, por bichos e plantas, pelos sertanejos e pelo estudo de línguas.
“Eu falo: português, alemão, francês, inglês, espanhol, italiano, esperanto, um pouco de russo; leio: sueco, holandês, latim e grego (mas com o dicionário agarrado); entendo alguns dialetos alemães; estudei a gramática: do húngaro, do árabe, do sânscrito, do lituano, do polonês, do tupi, do hebraico, do japonês, do checo, do finlandês, do dinamarquês; bisbilhotei um pouco a respeito de outras. Mas tudo mal. E acho que estudar o espírito e o mecanismo de outras línguas ajuda muito à compreensão mais profunda do idioma nacional. Principalmente, porém, estudando-se por divertimento, gosto e distração.”
Em 1934, iniciou carreira diplomática, prestando concurso para o Ministério do