Conto da cantuaria
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA
INSTITUTO DE LINGUAGEM
DEPARTAMENTO DE LETRAS
ADJANE OLIVEIRA FERNANDES
O CONTO DE CHAUCER E SIR TOPÁZIO
Tangará da Serra (MT)
2013
GEOFFREY Chaucer, Contos da Cantuaria. Traduzida por Paulo Vizzioli.
Resenhado por Adjane Oliveira Fernandes, acadêmica do 6ºsemestre, curso de letras, na Universidade de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra.
Os contos da Cantuaria são historias contadas por peregrinos, que em meio a caminhada longa resolvem contar historias, carregadas de características próprias, em muitos casos ficções com alto teor de sacarsmo, ironia, palavras impróprias e amores louco, no intuito de tornar assim a trajetória mais animada e curta.
Discorreremos a seguir sobre “O Conto de Chaucer sobre Sir Topázio”, uma das obras que compõe o conto da cantuaria, no qual Chaucer, um dos peregrinos, diz ter aprendido a muito tempo atrás, são versos que descreve a historia de um cavaleiro valente chamado Sir Topázio.
Chaucer inicia sua historia em versos, falando desse cavaleiro e de suas raízes, nascido muito longe, cresceu rápido e se transformou em um rapagão. Um certo dia saiu a floresta adentro no seu alazão em busca de aventuras e de um amor, observando e sentindo o prazer de estar vendo paisagens e bichos por ali.
Cansado de cavalgar resolve parar e deixar seu alazão pastar, com isso cai em seus pensamentos, a espera pelo amor tão desejado. Resolve então seguir adiante em busca da amada, em meio aquele vale encantador. Sai depressa e em meio a vai e vem se depara com um reino encantado. Mal sabia Sir Topázio que um gigante ali habitava, o nome dele era Sir Olifante, um monstro de três cabeças que não permitira ninguém entrar em seu reino, mas o cavaleiro resolve enfrentar o monstro para ter sua amada em seus braços. Retorna a sua cidade e se prepara para o grande duelo, tem seu uma grande festa em torno do cavaleiro que irá enfrentar o