Continuidade de funcao
_____________________________________________________________
Intuitivamente, a idéia de função contínua decorre da análise de seu gráfico. Quando o gráfico de uma função não apresenta interrupções, dizemos que ela é contínua. Se houver algum ponto de interrupção, dizemos que é um ponto de descontinuidade.
Uma função é contínua num ponto b, se:
Caso a função não seja contínua no ponto b dizemos que ela é descontínua nesse ponto.
Exemplos:
1. Verifique se a função é contínua no ponto 3 2. Verifique se a função é contínua no ponto 2 3. Verifique se a função é contínua no ponto x = 1 4. Verificar se a função é contínua em x = 3 5. Verificar se a função é contínua em x = 3 6. Verificar se a função é contínua para x = 2 7. Determine k, de modo que a função seja contínua para x = 2 8. A função , é contínua nos pontos: a. x = 0 b. x = -1
Exemplos de reforço: 1. Dado f(x) = a. Determine, se existir, o ; b. A função é contínua no ponto 4; 2. Dado f(x) = a. Determine, se existir, o ; b. A função é contínua no ponto 2; 3. Dado f(x) = a. Determine, se existir, o ; b. A função é contínua no ponto 1; c. O gráfico de f(x). 4. Dado f(x) = d. Determine, se existir, o ; e. A função é contínua no ponto 0; f. O gráfico de f(x). 5. Dado f(x) = g. Determine, se existir, o ; h. A função é contínua no ponto 2; i. O gráfico de f(x). 6. Dado f(x) = j. Determine, se existir, o ; k. A função é contínua no ponto 3; l. O gráfico de f(x).