continente europeu
Suas nações costumam ser divididas em Europa Ocidental, que reúne as desenvolvidas ou em crescimento, nas quais as instituições democráticas estão consolidadas - caso da Finlândia, Holanda e Irlanda -, e Europa Oriental, formada predominantemente por países que saíram do regime comunista e estão com as economias arruinadas ou em recuperação, como a Romênia, Ucrânia e a Albânia.
A maior parte dos países desenvolvidos integra a União Européia (UE), bloco econômico no qual foram abolidas as barreiras ao comércio e o trânsito nas fronteiras. Uma moeda única comum, o euro, começou a operar em 11 dos países membros, em 1999.
Mapa do continente europeu
Mapa do Continente Europeu
OS ASPECTOS FÍSICOS E AMBIENTAIS
Aqui analisaremos toda a área compreendida pelos países da Europa Ocidental e do Leste Europeu, além dos países integrantes da CEI — Comunidade de Estados Independentes (ex-repúblicas que integravam a União Soviética). Algumas nações desse grupo possuem parte ou a totalidade de seus territórios no continente asiático, como é o caso da Federação Russa e dos países centro-asiáticos, como o Cazaquistão e o Uzbequistão.
RELEVO E GEOLOGIA — Existem três tipos de relevo, que descreveremos a seguir:
• Cadeias montanhosas jovens e elevadas, que se formaram em terrenos que sofreram dobramento. São consideradas jovens porque começaram a se formar há cerca de 40 milhões de anos, na Era Cenozoica (período terciário). Esses dobramentos modernos ostentam elevadas altitudes e seus exemplos mais conhecidos são:
Alpes (parte da Itália, França, Suíça Áustria);
Apeninos (parte da Itália);
Balcãs (parte da Grécia, Macedônia, Sérvia e Bulgária);
Cárpatos (parte da Romênia);
Cáucaso (parte da Geórgia, Armênia, Azerbaijão e Rússia).
• Planaltos e cadeias