Conteúdo t.i
O modelo de gestão da informação está diretamente ligado ao tipo de negócio, missão, visão e objetivos estratégicos adotados pelas organizações. A partir dessa definição, é possível estabelecer quais são as práticas de gestão e os padrões de trabalho necessários para o adequado funcionamento das diversas áreas da empresa. Os completos gerenciamento, proteção e integração dessas informações têm sido o grande desafio das atuais organizações, impactando diretamente na tomada de decisões operacionais e estratégicas. Assim, capacitar profissionais de modo que adquiram o conhecimento relativo aos ambientes informatizados e seus respectivos sistemas de informação, que saibam diagnosticar o contexto da organização e que tenham condições de apresentar alternativas de solução que visem a melhorias e/ou inovações, também tem constituído o desafio das instituições de formação profissional.
Conceitos e Princípios da Informação
Definir o termo informação constitui uma tarefa bastante difícil, apesar de diariamente estarmos buscando, assimilando, trocando ou transmitindo informações, quando, por exemplo, acessamos à Internet, participamos de um treinamento ou curso, comunicamo-nos uns com os outros ou ensinamos outra pessoa.
Para Emerson de Oliveira Batista, as informações são, ao mesmo tempo, a base para a tomada de decisões e o resultado direto de suas conseqüentes ações, podendo ser classificadas da seguinte forma: a) Informações operacionais: são aquelas geradas no dia-a-dia da empresa, em nível operacional, e adquiridas internamente, com finalidade de controle. Alguns exemplos dessas informações estão em formulários de pedidos de vendas ou compras, notas fiscais e demais requisições internas. b) Informações gerenciais: são aquelas utilizadas para a tomada de decisões em nível tático ou gerencial, com a finalidade de acompanhamento e planejamento. Como devem apresentar características de quantidade, oportunidade, conteúdo e