Contextualização Teórica
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS BLOCOS CERÂMICOS FABRICADOS NA REGIÃO DE CHAPECÓ -SC
CHAPECÓ, FEV. 2014.
CONTEXTUALIZAÇÃO TEÓRICA
Nos últimos anos a construção civil tem apresentado grande crescimento, devido à aceleração da economia, inflação controlada e o incentivo do governo em investimentos. Com isso vivenciamos algumas transformações ocorridas no cenário produtivo e econômico de nosso país, os quais apresentam uma nova realidade e desafios para as empresas da construção civil, como a sua sobrevivência em um mercado cada vez mais exigente e competitivo. Por esse motivo nota-se uma incansável procura pela racionalização e redução dos custos nas obras.
Além dessas transformações no cenário econômico existem outros fatores indutores da competividade. Na tentativa de melhorar a qualidade das obras os clientes aumentaram as exigências e as empresas passaram a exercer seu poder de compra, exigindo requisitos de qualidade para materiais, projetos e equipamentos como um todo.
Tendo como base o Manual Técnico de Alvenaria, (1990, p.9):
O desenvolvimento da construção civil, dada a necessidade do acompanhamento da criatividade e agilidade das demais atividades econômicas, vem se caracterizando por diversas e enrijecedoras fases de evolução, em especial no que diz respeito aos componentes destinados à alvenaria.
Portanto, o conhecimento dos materiais empregados na construção é de vital importância para o projeto e a construção na Engenharia Civil, tanto os materiais da estrutura da edificação como aqueles usados para o fechamento e acabamento tem essa importância.
De acordo com Lordsleem, (2000, p. 17):
Os blocos e tijolos cerâmicos são a própria essência da alvenaria. Sem eles, não existiria alvenaria. Mas a importância não é somente filosófica: acontece que as propriedades dos blocos ditam as propriedades principais da alvenaria, inclusive as propriedades mecânicas [...].
Também é importante ressaltar que a indústria da