Contextualização moderna atrativa
Contextualização Moderna Atrativa
A expansão dos meios de comunicação e a facilidade do acesso à informação exigem dos docentes uma nova ótica sobre os meios de exposição de conteúdo. Contextualizar de maneira moderna e atrativa os objetivos é essencial para conseguir disseminar o conhecimento de maneira atrativa e prazerosa.
A grande questão que permeia as salas de aula moderna é: como informar sem ser redundante? Pois todo o conteúdo que o corpo docente tem à mão o discente têm também - à distância de alguns cliques. O que fazer para adequar o conteúdo ao contexto cultural “ciber-estruturado” das salas de aula modernas? Essas são as perguntas que norteiam a mente dos novos educadores. O conhecimento não é mais monopólio do educador; as informações que permeiam a sala de aula agora transcendem suas, antes, inexpugnáveis paredes. Chegam - cheias de ruído – via dispositivos móveis de todos os tipos e formatos. O que fazer para adequar o conteúdo frente essa mudança inexorável de paradigma?
Contextualizar de maneira moderna e atrativa é uma das soluções possíveis. Não apenas despejar um conteúdo muitas vezes cinquentenário de maneira verborrágica – e um tanto nostálgica. Claudino Piletti enfatiza perfeitamente essa necessidade de adequação na seguinte passagem:
”Para selecionarmos os conteúdos, precisamos, em função dos objetivos propostos, considerar aqueles que são mais importantes e significativos para uma determinada realidade e época”·.
Claudino Piletti
Quais os conteúdos – e tão importante quanto eles a maneira de apresenta-los - melhor se adequa aos tempos que vivemos? Trazer para sala de aula a experiência cotidiana. Molda-la aos conteúdos programáticos e finalmente externa-la de uma maneira que possa envolver e motivar os alunos. Tornando o conhecimento permanente e – principalmente – útil.
De posse do conteúdo como