Contexto nas empresas:
AMBIENTE
Para conhecer uma empresa, é preciso compreender também o contexto no qual ela está inserida. O ambiente representa todo o universo que envolve externamente a empresa; é tudo aquilo situado fora dela. O ambiente é a própria sociedade que, por sua vez, é constituída de outras empresas e organizações, clientes, fornecedores, concorrentes, agências reguladoras etc. As empresas não vivem no vácuo, não estão isoladas nem são totalmente auto-suficientes, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. Do ambiente as empresas obtêm recursos e informações necessários para subsistência e funcionamento e no ambiente elas colocam os resultados de suas operações.
As empresas precisam mapear seu espaço ambiental, isto é, elas precisam estudar e analisar o ambiente ao seu redor para reduzir suas próprias duvidas..
O mapeamento ambiental esbarra em três dificuldades:
1. Seleção ambiental
2. Percepção ambiental
3. Limites (ou fronteiras) da empresa Portanto conclui-se que, as empresas bem sucedidas são as que conseguem se adaptar adequadamente a esse contexto ambiental atender as demandas ambientais, nesse ambiente está cliente, consumidor e usuário, assim como os fornecedores e concorrentes.
TECNOLOGIA
Existem diversos autores que se propõem a legitimar o uso e intensificação das tecnologias digitais nas empresas como elemento fundamental para um melhor desempenho organizacional, tendo em vista os efeitos individuais e coletivos produzidos pelos computadores e pela Internet (Hipercultura). Trata-se, porém, mais de argumentos do que evidências.
O rápido avanço tecnológico, em um cenário global, conduz as empresas a buscarem constantemente vantagens competitivas que possam levá-las a obter resultados acima da média. Esta vantagem hoje é muito efêmera e instável conforme afirmam os economistas evolucionários. Neste contexto, somente as mudanças tecnológicas e inovações podem contribuir para um desempenho