Contexto historico ldb 4024
João Belchior Marques Goulart ou Jango como era conhecido, nasceu em São Borja , no Rio Grande do Sul. Fazia parte do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Ele foi Deputado Federal ,em 1950, Ministro do trabalho, Indústria e Comércio.
Política:
* Renúncia do ex-presidente Jânio Quadros em agosto de 1961; * João Goulart deveria assumir o governo, mas partidos da oposição, como a UDN e os militares tentaram impedir sua posse, pois Jango era tido como simpatizante do comunismo; * Instauração do sistema Parlamentarismo; * Em 07 de setembro de 1961 Jango tomou posse do governo; * Sua linha de governo era nacionalista e reformista.
Economia:
* Jango adotou uma política econômica conservadora; * Procurou diminuir a participação de empresas estrangeiras em setores estratégicos da economia; * Seguiu as orientações do FMI.
Lançou o Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social;
Anunciou um conjunto de reformas de base para o país. Estas medidas incluíam:
Reforma agrária, Reforma educacional, Reforma eleitoral, Reforma tributária.
Educação:
* João Goulart foi responsável pela nossa primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que permaneceu em discussão no Congresso Nacional durante treze anos (1948-1961). * Pensava em erradicar o analfabetismo, por isso foi criado o MOBRAL, usando em sua didática o Método Paulo Freire; * Criação da Universidade de Brasília.
Cultural:
No campo cultural, os anos que antecederam 1964 foram de grande efervescência, marcados por grandes realizações no campo da música, do teatro e do cinema. * No campo musical, a renovação veio com a bossa nova, movimento que contou com tantos nomes de talento, com destaque para Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Carlos Lira, entre outros. * No cinema, destaca-se o Cinema-Novo, tendo à frente nomes como Glauber Rocha, Anselmo Duarte.
O