Contexto historico de academias femininas na cidade de alagoinhas-ba
Edna Oliveira da Cruz¹
Ednaldo Dias Virginio¹
Iraildes Evangelista da Paz¹
Jeane Santana Xavier¹
Leticia de Souza Nepomuceno¹
Lorena Silva Santos¹
Regina Santos Correia Pinto¹
¹Academicos em Licenciatura em Educação Física da UNEB
RESUMO
Este trabalho tem a finalidade de refletir sobre a história das academias de ginástica voltadas apenas para mulheres na cidade de Alagoinhas-BA. Compreender qual o interesse e objetivo das mulheres em procurar um espaço que seja apenas feminino para cuidar do corpo. Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizada entrevista com proprietárias de academias só para mulheres fazendo um resgate da historia da primeira academia de ginástica voltada para o publico feminino e a sua relação com o existente espaço atual voltado para o mesmo publico.Observou-se que as mulheres não ficam a vontade para cuidar do corpo em academias onde existe a presença masculina além da proibição dos seus maridos que não permitem que essas mulheres frequentem espaços mistos.
PALAVRAS CHAVES: Academias; mulheres; história.
INTRODUÇÃO
As primeiras academias surgiram a partir de 1930, e foram sofrendo um gradativo processo de expansão através do tempo. A participação feminina, porém, se torna marcante apenas a partir de 1980, coincidindo com o fim da proibição das práticas de lutas e levantamento de peso por mulheres. A proibição se respaldava num suposto risco das mulheres se “masculinizarem” prejudicando suas “funções”.
Antes disso, as atividades físicas oferecidas a elas eram apenas balé, ginástica e dança feminina moderna. De acordo com Neiva et. al (2006)., “as academias femininas de ontem se justificavam pelas diferenças biológicas entre homens e mulheres, reforçadas em função dos papéis sociais que cada um deveria desempenhar.” Como esse argumento não se justifica mais, porque nos dias de hoje muitas mulheres ainda preferem se exercitar em um