contexto empressarial
Neste trabalho abordaremos o contexto empresarial desenvolvendo os vários pontos abordados pelo tema e conceituando as funções administrativas, seus principais teóricos e mudanças aos longos do tempo. Apresentaremos ainda conceitos sobre o patrimônio de uma instituição, as origens dos recursos que podem ser de capitais próprios ou provenientes de terceiros, introduzindo assim variadas definições para o objeto de estudo da contabilidade.
Tem como objetivo despertar o nosso desenvolvimento pessoal e acadêmico, na busca por diagnósticos da realidade da profissão contábil e a relevância no aspecto social e econômico brasileiro. Sendo o contexto empresarial, o foco do nosso trabalho.
Analisando o mercado e sua direta influencia na demanda e oferta, estudaremos a forma estrutural mercantil. A contabilidade tem ainda um importante papel social que é desenvolvido através das ferramentas de informações, veremos então a responsabilidade social apresentada a partir da contabilidade.
A profissão de Administrador é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador. Uns dos seus pioneiros são: Frederick Winslow Taylor, Henry Fayol, Henry Ford e Max Weber, suas teorias são voltadas para a administração estratégica e cientifica.
Para entender esse sistema é preciso saber como funciona os processos administrativos estratégicos na prática, as funções administrativas básicas são: Planejamento, Organização, Controle e Direção. Hoje em dia uma destas funções “direção” é atualmente chamada de liderança.
Planejamento: É a maneira pela qual as pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional. Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer