Contexto empresarial
As FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
são divididas em: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejamento: define aonde se quer chegar, o que deve ser feito, quando deve ser feito, sendo uma técnica para absorver a incerteza e permitir mais consistência no desempenho da empresa.
O planejamento possui três etapas: * O estabelecimento dos objetivos a alcançar; * Tomada de decisões a respeito das ações futuras; * Elaboração de planos;
O estabelecimento dos objetivos a alcançar; ocorre a definição dos objetivos e a elaboração dos planos para alcançá-los.
Tomada de decisões a respeito das ações futuras; planejamento é um processo que, a partir da fixação dos objetivos a serem alcançados, determina a priori, o que se deve fazer, quando fazer, quem deve fazê-lo e de que maneira deve ser feito.
Elaboração de planos; ocorre a hierarquia do planejamento. Os níveis do planejamento podem ser; estratégico, tático e operacional.
Organização: é uma atividade básica da administração, serve para agrupar e estruturar todos os recursos dentro da empresa, sejam física ou material para atingir os objetivos predeterminados.
Organização como uma unidade ou entidade social, na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos.
Direção: Segundo Blau e Scott a função de direção se relaciona diretamente com a maneira pela qual o objetivo ou os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização. Assim, a direção é a função administrativa que se refere às relações interpessoais dos administradores em todos os níveis da organização e de seus respectivos subordinados.
As principais funções de Direito, a saber: Unidade de comando: Cada subordinado tem um superior a quem deve prestar contas. Delegação: Compreende designação de tarefas, de autoridade, de responsabilidade. Amplitude de controle: Há um limite quanto ao número de posições