Contexto empresarial
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 4
2.2 PATRIMÔNIO 4
2.3 CAPITAL SOCIAL E DE TERCEIROS 5
2.4 ANÁLISE DE MERCADO 6
2.5 ESTRUTURA DE MERCADO 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
O contexto empresarial possui uma dinâmica com várias vertentes, que tornam o panorama aparentemente caótico ao vislumbre humano. Mas, tal cenário ao passar pelos filtros de alguns campos das ciências sociais (administração, economia, ciências contábeis...), terão melhor direção e sentido para as tomadas de decisões de uma determinada gestão.
Protocolo-110044559
DESENVOLVIMENTO
Idealizar, criar, dirigir e ainda projetar uma entidade patrimonial para o crescimento não acontece por acaso, é resultado de diligente trabalho administrativo. O Novo Dicionário da Língua Portuguesa (1981. P. 38.) conceitua administração como “uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins”.
1 FUNÇOES ADMINISTRATIVAS
As funções administrativas são ferramentas usadas para obter o melhor dos recursos disponíveis, na busca de objetivos inferidos antes mesmo do processo de planejamento. O teórico clássico Jules Henri Fayol (1841-1925) foi o primeiro a definir as funções administrativas (prever, organizar, coordenar, comandar e controlar), que segundo Chiavenato (2003, pág. 166) ”planejar, organizar, dirigir e controlar... atualmente constituem o chamado processo administrativo”.
2 PATRIMÔNIO
Em um contexto empresarial pressupõe-se a administração de um patrimônio. A palavra