Contexto empresarial
Podemos dizer que consiste em:
1. Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização).
2. Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização)
3. Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas). DIREÇÃO, é usada para, designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar, liderar. Podemos dizer que consiste em: interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores e os supervisores dirigem os funcionários ou operários. A direção pode se dar em:
1. Direção no nível global. É a direção que abrange a organização como uma totalidade. É a direção propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva área. Corresponde ao nível estratégico da organização.
2. Direção no nível departamental. É a direção que abrange cada departamento ou unidade da organização. É a chamada gerência. Envolve o pessoal do meio do campo, isto é, do meio do organograma. Corresponde ao nível tático da organização.
3. Direção no nível operacional. É a direção que abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas. CONTROLE, é usado para, definir padrões, monitorar o desempenho, avaliar o