Contexto empresarial
O mundo moderno se caracteriza por organizações nas quais o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. Na era da globalização e da grande competitividade das organizações, a correta aplicação da Contabilidade e da Administração é de suma importância para a empresa sobreviver e poder crescer cada vez mais.
A Administração tornou-se o centro da atividade humana e a Contabilidade a ciência do patrimônio. A primeira trata do planejamento, da estruturação, da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas que ocorrem dentro da organização, enquanto a segunda é a “ciência que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro relativas à administração econômica” (Conceito oficial formulado no Primeiro Congresso Brasileiro de Contabilistas, realizado no Rio de Janeiro, de 17 a 27 de agosto de 1924).
O mercado está globalizado e competitivo e para não ficar para trás as empresas buscam sempre inovar e prezar pela melhoria contínua. Para sobreviver neste mercado, às empresas estão adotando novos rumos que elevem seu padrão de qualidade.
Este trabalho irá apresentar conceitos fundamentais que facilitarão o entendimento de quesitos básicos que um profissional de Contabilidade precisa saber. Ao mesmo tempo, será apresentada uma visão geral a respeito do mercado em que as organizações estão inseridas.
REFERENCIAL TEÓRICO
Ao atingirem certo tamanho, as empresas tornam-se complexas e precisam ser administradas, o que necessita de um grande aparato de pessoas em vários níveis hierárquicos que se ocupam de diferentes atividades.
Em cada organização, o administrador define estratégias, diagnósticos, recursos, resolve problemas, gera inovação e competitividade. Como tal, é avaliado por seu modo de agir, atitudes, conhecimentos, habilidades, competências, personalidade e estilo de trabalho, pois não existe uma única maneira certa de um administrador agir.
Para CHIAVENATO (2004) existem três tipos de