contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
A informação contábil deve ser revestida de qualidade sendo objetiva, clara, concisa, permitindo que o usuário possa avaliar a situação econômica e financeira da organização, bem como fazer inferências sobre a tendência futura, de forma a atender sempre os próprios objetivos da entidade empresarial.
O usuário interno, além das informações contidas nas demonstrações Contábeis divulgadas pela entidade, também tem acesso a dados históricos mais precisos e a informações internas e, portanto, está numa posição privilegiada em relação ao analista externo. São todas as pessoas ou grupos de pessoas Relacionadas com a empresa e que têm facilidade de acesso às informações contábeis, como: gestores, empregados, sócios, entre outros. Sob o ponto de vista do usuário interno, quanto mais a análise se detiver na constatação do passado e do presente, mais acrescerá e avolumará a sua importância como instrumento de avaliação de performance da entidade. O usuário externo é aquele que irá trabalhar com as demonstrações contábeis tradicionais divulgadas pela entidade. Muitas vezes, além das demonstrações contábeis, são solicitadas informações adicionais que facilitam o relacionamento do Usuário com a entidade analisada e também uma melhor compreensão das operações. São todas as pessoas ou grupos de pessoas sem facilidade de acesso direto às informações, mas que as recebem de publicações das demonstrações pela entidade, tais como acionistas, credores, entidades governamentais, entidades sindicais, entre outros. sob o ponto de vista do usuário externo, quanto mais as demonstrações contábeis se referirem à exploração de tendências futuras, maior Será a sua utilização.
Demonstrações contábeis preparadas segundo a “Estrutura Conceitual” objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões e avaliações por parte dos