Contexto Empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEORICO 4
3 CONCLUSÃO 12
4 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
As pessoas tomam decisões a todo o momento, que por sua vez podem ter diferentes graus de importância, porém as decisões no contexto empresarial possuem um impacto imediato nas ações da organização, mas, uma vez que uma decisão errada pode trazer conseqüências gravíssimas para as organizações e não ser possível reverter determinadas situações. Entretanto é onde entram o papel da contabilidade, para dirimir, mensurar, as atividades da empresa. Sendo assim, a tomada de decisão pode fazer toda a diferença para a obtenção de bons resultados para a organização. Partindo-se dessa problemática pretende-se observar se um decisor que tem acesso a esse tipo de informação de forma adequada terá condições de desenvolver o processo decisório de maneira mais efetiva, bem como verificar se o resultado será diretamente proporcional ao cumprimento da missão, visão, objetivos e metas organizacionais.
De uma forma bem sintetizada, pode-se afirmar que o patrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle do mesmo é o fornecimento de informações sobre estes aos usuários é o seu objetivo.
2 REFERENCIAL TEORICO
A Administração não se refere apenas ao topo da organização: existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas, ao contrário, se distribui por todos os níveis hierárquicos, é questão de medida, de ponderação e de bom senso. Os princípios que regulam a empresa devem ser flexíveis e maleáveis, e não rígidos. Fayol apresentou seis funções básicas e comuns para as empresas e relacionou em cinco atividades específicas de destaques, são elas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Com o passar do tempo essas atividades, desenvolvidas pela função administrativa,