Contexto Empresarial
O termo empreendedorismo está intimamente relacionado aos estudos que designam a relatividade do idealizador e do negócio, delineando perfil, atividades e campo de atuação, estando, portanto correlacionado com as disciplinas da área econômica. Assim o presente trabalho consiste numa reflexão de duas situações diferentes, porém semelhantes, utilizando de abordagens já trabalhadas na disciplina e leituras complementares, de forma a demonstrar a importância de fundamentos da administração em um cenário econômico contemporâneo. É esquematizado no decorrer do estudo, a importância do planejamento e suas diferentes fases, bem como a importância da gestão financeira e de pessoas, todas elas agregadas em prol de um único objetivo, o sucesso do empreendimento diminuindo assim as possibilidades de fracasso.
2. CONTEXTO EMPRESARIAL
Um negócio para existir depende de aspectos funcionais para a sua sobrevivência, algumas especialidades então são propostas para a criação de um novo empreendimento, que necessita de planejamento rigoroso, controle eficaz e boa interatividade com o meio em que está inserido.
Nos exemplos que são propostos, é possível perceber evidências de empresários visionários, empenhados em planejar um negócio dentro de padrões estabelecidos pela administração, a fim de obter lucratividade e sucesso sem ferir princípios humanos e éticos.
Ao se tomar a decisão de abrir um negócio, um intervalo entre decidir e agir permite ao empresário e criadores planejar, preparar, estabelecer objetivos e prever ações futuras, ponderando as condições presentes, almejando uma meta mais duradoura e de longo prazo.
O planejamento atua numa organização como uma espécie de “alicerce”, uma vez que definem objetivos de acordo com metas e valores, se fazendo necessário um processo bem executado, dividido em níveis que permitam um complementar ao outro.
Não é somente o planejamento que irá garantir o êxito de um