Contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 principais mudanças ao longo do tempo 5
4 PATRIMôNIO 7
5 FONTES (ORIGEM) DE RECUROS. 8
6 ANÁLISE DE MERCADO 9
7 DEMANDA, OFERTA E EQUILIBRIO DE MERCADO 10
8 ESTRUTURA DO MERCADO 11
9 CONTABILIDADE SOCIAL COMO FERRAMENTA DE INFORMAÇÃO PARA A RESPONSABILIDADE SOCIAL 12
10 CONCLUSÃO 13 REFERÊNCIAS 14
1 INTRODUÇÃO
O termo teoria neoclássica é, segundo Chiavenato (2000), um exagero em sua definição tendo em vista que seus diversos autores não estão preocupados em se alinhar dentro de uma organização comum. Assim, tais autores não formam uma escola propriamente dita, mas um movimento relativo heterogêneo. Entretanto, algumas características são praticamente unânimes em aceitação: a ênfase na pratica da administração, a reafirmação dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais da administração, nos objetivos e nos resultados, ecletismo.
A ênfase nos princípios gerais da administração (planejamento, organização, direção e controle) segue basicamente a linha defendida por Fayol, que também havia citado alguns princípios muito validos, considerando que ele vivia no inicio do século XX. Passado um século, tais princípios foram atualizados e adaptados à nova realidade empresarial, formando um processo administrativo interativo, cíclico e dinâmico das variáveis que foram denominadas funções administrativa.
2 DESENVOLVIMENTO
As funções da administração são aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e ou esperados pelas organizações.
Essas funções constituem o processo administrativo e são:
2.1 PLANEJAMENTO
Determinação de objetivos e metas para o desempenho organizacional futuro e decisão de tarefas e recursos utilizados para alcance desses objetivos.
2.1.1 ORGANIZAÇÃO
Processo