contexto empresarial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 18 REFERÊNCIAS 19
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade é um ponto chave para gestão de negócios e fator relevante, tanto para atender à determinadas questões legais e fiscais, como fundamental para o alcance dos objetivos, metas, sendo ferramenta essencial na gestão de negócios.
Neste contexto, este trabalho visa apresentar as principais conceitos sobre questões que envolvem o patrimônio das empresas e a analise e a estrutura de mercados que estão inseridas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Funções Administrativas
A função fundamental da Contabilidade é fornecer informação útil para a tomada de decisões econômicas. Neste aspecto destacam-se duas funções que julgamos imprescindíveis ao lidar com Contabilidade.
FUNÇÃO ECONÔMICA: Apurar o resultado do período, o qual pode se apresentar na orma de lucro ou prejuízo.
FUNÇÃO ADMINISTRATIVA: Controlar o patrimônio da entidade, tanto sobre o aspecto estático (posição em dado momento, ex: o balanço patrimonial) como dinâmico (representa o movimento ou as mudanças qualitativas e quantitativas dos elementos).
Segundo a doutrina contábil:
“a finalidade da contabilidade é registrar, controlar e demonstrar os fatos que afetam o patrimônio, objetivando fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. A contabilidade desempenha, em qualquer organismo econômico, o mesmo papel que a História na vida da humanidade. Sem ela não seria possível conhecer o passado nem o presente da vida econômica da entidade, não sendo também possível fazer previsões para o futuro nem elaborar planos para a orientação administrativa”.
A contabilidade tem por finalidade o registro dos fatos e a produção das informações