Contexto empresarial – a contabilidade e o contador
1 OBJETIVO 3
2 INTRODUÇÃO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
4 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo estudar o patrimônio e a economia financeira, por meio de registros dos fatos contábeis da empresa pesquisada.
2 INTRODUÇÃO
A contabilidade é uma ferramenta indispensável para uma boa gestão, podendo ser definido como um processo de identificação utilizado pela administração para planejar, avaliar e controlar dentro de uma organização, indo alem de um simples calculo de imposto e atendimento de legislação comercial, previdência e fiscais, sendo responsável pela gestão empresarial de uma organização ampliando suas informações contábeis.
3 DESENVOLVIMENTO
A empresa pesquisada, no caso uma serraria, conta com a assessoria de um escritório de contabilidade para organizar e manter seu sistema contábil, com o objetivo de controlar e registrar as variações econômicas, financeiras e patrimoniais do empreendimento, obtendo apartir desses registros, todas as informações gerenciais úteis para analise e a tomada de decisões.
A contabilidade é o controle que a empresa possui sobre sua vida econômica, financeira e patrimonial, de grande importância para a gestão dos negócios. Além disso, a contabilidade organizada é indispensável para a empresa realizar negócios, com os governos, com os fornecedores, com os bancos, entre outros.
O responsável pela entidade diz estar muito satisfeito com os benefícios que a contabilidade trás para sua empresa, pois ele é leigo em alguns aspectos da contabilidade e se sente seguro com o auxilio do contador lhe passando informações úteis para as tomadas de decisões corretas.
A empresa opta pelo Simples Nacional que é um regime tributário diferenciado, simplificado e favorecido previsto na Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006, aplicável às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte, a partir de 01.07.2007.
Considera-se ME, para efeito do Simples Nacional, o empresário, a pessoa