Contexto empresarial regional
2 OPORTUNIDADES DE EMPREENDIMENTO 4
2.1 Identificando a Oportunidade 4
2.2 Análise do Mercado 5
2.3 Planejamento 5
2.4 Gastos Iniciais 6
2.5 Primeiros Passos 8
2.6 Origem do Capital 8
3 A Contabilidade no Novo Empreendimento 10
3.1 Balanço patrimonial 10
4 ASPECTOS JURÍDICOS 12
4.1 Pessoa Física 12
4.2 Pessoa Jurídica 13
4.3 A responsabilidade dos sócios 13
4.4 Vedação ao confisco e Anterioridade da Lei 14
5 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 17 1 INTRODUÇÃO
O interesse de toda a sociedade em relação aos empreendimentos é explicado pelo seu grande significado político e econômico. Político porque os empreendimentos funcionam como fator de equilíbrio da estrutura empresarial brasileira com as grandes empresas. Econômico porque geram grande número de empregos, por isso, contribuem muito na geração de receitas e na produção de bens.
No entanto, muitos empresários não conseguem manter as portas de suas empresas abertas por muito tempo. Pesquisas do SEBRAE mostram que grande parte dos empreendimentos na região Centro–Oeste não passam do terceiro ano de existência.
O fracasso pode estar ligado à falta de dinheiro no mercado, escassez de recursos, e entrada de novos concorrentes. Mas, uma das causas mais freqüentes do fracasso está ligada, diretamente, aos próprios empreendedores, isto é, à falta de habilidade administrativa, financeira, tecnológica, etc.
A força que empurra o empresário para o sucesso é, sem dúvida, a vontade de enfrentar o desafio de abrir o próprio negócio. Mas somada a essa vontade tem que haver a disposição para adquirir conhecimentos e para desenvolver seu comportamento, e se tornar um empreendedor bem sucedido. Empresários de sucesso identificaram qualidades especiais comuns a todos eles e que foram responsáveis por garantir o seu lugar no mercado. Dentre uma destas qualidades, está a importância que os empresários dão ao plano de negócios, o planejamento, utilizando-o como uma ferramenta da gestão