Contexto empresarial - contabilidade
O objetivo é que por intermédio desta pesquisa conhecer as empresas e suas mudanças estruturais de cada período e enfatizando a sua interligação com a contabilidade e a importância das funções administrativas
Serão apresentados aspectos relacionados tanto aos profissionais da contabilidade quanto aos profissionais da administração, visando demonstrar a ligação existente entre eles. Por fim, serão expostos aspectos de economia e a responsabilidade social nos dias atuais.
DESENVOLVIMENTO
1 – Contabilidade e Administração nas Empresas
Tomando como base as relações múltiplas e recíprocas entre a organização e a sociedade, faz-se necessário uma reflexão sobre a empresa e seus objetivos. Por primeiro é necessário definir o que é uma empresa. Raimar Richers define-a como:
“(...) é uma organização que se propõe a, regularmente, transformar insumos e/ou transacionar bens que considera úteis para a sociedade, sejam eles matérias-primas, produtos semifabricados, bens industriais, bens de consumo ou serviços. Pelo esforço de ser útil, a empresa espera ser remunerada (...). Ademais (...) espera auferir um diferencial entre custos totais e o seu preço de venda, ou seja, um lucro que lhe permita remunerar os riscos dos seus investidores e a reinvestir uma parte destes lucros para poder crescer”. (12)
A Contabilidade surgiu para que o dono estivesse a par da saúde financeira de sua empresa. a principal função do contador é disponibilizar informações referentes aos atos relativos à gestão econômico - financeira da organização. Com o uso das informações contábeis para fins gerenciais, de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos no período, há uma otimização nas tomadas de decisões, mas, no entanto, para isso acontecer, o sistema utilizado deve responder de maneira eficaz ao controle administrativo. O administrador também deve possuir visão ampla, geral, a respeito de todas as atividades e informações que circulam dentro da empresa, pois o