Contexto em
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERÊNCIAS TEÓRICAS 4
3 cONSIDERAÇÕES FINAIS 10 REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Com o passar dos tempos presenciaremos enormes mudanças no cenário empresarial/administrativo. Diversas empresas surgirão a cada dia, cada qual com seu segmento e trarão para o mercado novos produtos, serviços e tecnologias.
Na medida em que uma empresa se desenvolve, suas atividades crescerão gradativamente e consequentemente ocorrerá a aparição de dúvidas ou dificuldades que poderão ser prevenidas/solucionadas através de mecanismos (ferramentas) que os administradores (gestores) implantarão em suas empresas.
O presente trabalho abordará termos essenciais sobre administração: a importância de conhecer o ambiente no qual a empresa será instalada, o perfil dos consumidores e suas necessidades, porque um bom gestor deve conhecer e saber colocar em prática no devido momento as funções administrativas, a importância da implantação de ferramentas de gestão em uma empresa, motivos pelos quais o empreendedor deve procurar orientação profissional antes e após a formação da empresa, pois tal orientação fará a diferença na colocação da mesma dentro do mercado de trabalho.
Poderemos desta forma compreender melhor como deverá funcionar o “mecanismo” de uma boa gestão.
2 REFERÊNCIAS TEÓRICAS
2.1 CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Henri Fayol (1841-1925) foi o primeiro a definir as funções administrativas: prever, organizar, coordenar, comandar e controlar.
Atualmente, com as contribuições da Abordagem Neoclássica da Administração, as funções foram retrabalhadas e são conhecidas como: planejamento, organização, direção e controle.
Mesmo com as mudanças que ocorrerão e as que já ocorreram, as funções administrativas tem como objetivo resumir as principais responsabilidades do gestor (administrador) em uma