CONTEXTO DAS EMPRESAS: AMBIENTE, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA CONTEXTO DAS EMPRESAS: AMBIENTE, TECNOLOGIA E ESTRATÉGIA
A Administração hoje e as tendências para o futuro.
Os administradores já possuem grandes desafios, pois precisam desenvolver algumas habilidades: técnicas, humanas e conceituais. Habilidades Técnicas: Saber utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas. Saber decidir e solucionar problemas. Habilidades Humanas: Saber lidar com pessoas, comunicando-se eficientemente, negociando, conduzindo mudanças, obtendo cooperação e solucionando conflitos. Habilidades Conceituais: Ter Visão sistêmica.
Ambiente: O contexto no qual as empresas existem e operam é definido como ambiente. Conforme o ambiente passa por mudanças e transformações todo o quadro habitual das operações das empresas é tremendamente influenciado, haja vista as condições ambientais externas às empresas contribuírem fortemente para o que sucede dentro delas. O ambiente não é uma massa homogênea e estável, uniforme e bem disciplinada, mas um campo dinâmico no qual atua uma multidão de diferentes forças, de diferentes naturezas e dimensões, em direções e sentidos diferentes, mudando a cada momento, pois cada uma dessas forças interfere, influencia e interage com as demais.
Tecnologia: A tecnologia é, simultaneamente uma força externa e ambiental que impõe desafios e problemas á empresa , e uma força interna que também lhe impõe desafios e problemas, mais permite maior eficiência na utilização dos seus recursos disponíveis para o efetivo alcance de seus objetivos quando dominada. O papel da área funcional da tecnologia é crucial para a implementação de qualquer estratégia, especialmente aquelas que focalizam a exploração de novas oportunidades, a diversificação ou a manutenção de uma posição de liderança na inovação dos produtos e serviços, ou seja, o problema básico da função de tecnologia é transformar conhecimento em produtos e serviços.
Estratégia: São cursos de ação que procuram viabilizar a realização de objetivos