Conteudo Biologiia
527 palavras
3 páginas
IntroduçãoTrabalho no qual busca compreender as formas de relações ecológicas existentes na biodiversidade tanto no nosso país quanto no mundo pelo qual temos a obrigação de preservar, para que nossas gerações futuras possam desfrutar de todo nosso ecossistema mundial, é necessário primeiramente entender tudo pelo qual esta relacionado a ele, primeiramente vimos as relações tanto harmônicas quanto as desarmônicas, que são formas de convivência pelos quais os animais vivem, também podendo citar neste mesmo eixo as formas interespecífica (espécies diferentes) quanto a intraespecífica (espécies iguais).
Relações ecológicas entre os seres vivos
Podemos classificar as relações entre seres vivos em dois grupos principais: as intraespecíficas (ocorrem entre seres da mesma espécie) e as interespecíficas (ocorrem entre seres de espécies diferentes).
É comum diferenciar as relações em harmônicas e desarmônicas. Nas harmônicas não há prejuízo nenhum para ambas as partes associadas e nas desarmônicas há.
Relações intraespecíificas harmônicas
- Colônias: agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam um grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo impossível fazer qualquer tipo de divisão entre eles. Ex: esponjas e corais.
- Sociedades: são agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que tem plena capacidade de vida isolada, mas prefere viver em coletividade. Ex: formigas, abelhas e cupins.
Relações intraespecíficas desarmônicas
- Canibalismo: canibal é o individuo que mata e come o outro da mesma espécie. Ex: aranha viúva-negra, na qual mata seu companheiro após o acasalamento.
Relações interespecíficas harmônicas
- Comensalismo: é uma associação em que uma das espécies é beneficiada sem causar beneficio e nem prejuízo ao outro. Ex: a remona é um peixe que se prende no ventre dos tubarões, aproveitando os restos de alimentos que cai da boca de seu “anfitrião”;
- Inquilinismo: é a associação em que apenas uma espécie se