Contestado - Uma guerra esquecida.
Guerra do Contestado principalmente se você morar na região sul do Brasil. Mas você sabe realmente o que motivou essa guerra?
Nessa história temos heróis muito distantes dos quais vimos em quadrinhos, homens e mulheres simples lutando por seus direitos.
Povo caboclo à esquerda - Ferrovia ao centro - E o monge à esquerda.
Guerra do Contestado
Sobre o Nome;
Algumas pessoas acreditam que foi um conflito entre Paraná e Santa Catarina, o que está errado!
Existiu um confronto judicial no qual Paraná requeria parte do território catarinense e vice-versa. Esse conflito foi apenas na justiça, não existiu algum derramamento de sangue.
"Contestar significa recusar reconhecer um direito, negar a verdade de um fato". Este conflito recebeu esse nome pois ocorreu em um pedaço de terra que passava na justiça por um processo de contestação de posse.
Se não foi entre Paraná e Santa Catarina, então quem batalhou?
Caboclos nativos, monges e trabalhadores que foram para a região contra exércitos enviados.
Esse era o mapa da situação na época
Vamos explicar o contexto dessa história para você entender o que levou até o fato ocorrido.
Planos do Estado;
Desde o Brasil Monárquico existia um projeto de uma linha férrea que ligaria Sorocaba ( São Paulo ) e Santa Maria ( Rio Grande do Sul ).
Depois de um tempo essa estrada começou a ser construída, a concessão foi dada a empresa Brazil Railway Company, propriedade do empresário estadunidense Percival Farquhar.
A Brazil Railway Company comprou uma extensa área para construção desta estrada, onde diversas famílias já estavam instaladas. Após viabilizar o processo de desocupação das terras, a companhia atraiu a mão-de-obra de mais de 8 mil operários que participaram da gigantesca obra.
E por meio de acordos feitos com o Estado essa empresa ganharia mais partes de terra que ficavam as margens da ferrovia.
Nota-se que desde o inicio os planos do Governo estão