contestado 50 anos
Lembramos que no dia 15 de setembro de 2013, estará completado “50 anos” a assinatura do Acordo do Bananal, que selou a paz entre os Mineiros e os Capixabas, pondo um ponto final na secular disputa de terras.
Em nossa primeira reportagem abordamos o tema que saiu em manchete no Jornal Tribuna da Imprensa – Ano IX – N. 2.999 – edição de Sábado-/domingo, 27-28 de Julho de 1957, há exatos quase 56 anos atrás.
O Jornal “Tribuna da Imprensa” trazia naquele momento uma edição especial, com 3 cadernos e 24 páginas e a noticia principal dizia “FRACASSARAM ENTENDIMENTOS ENTRE MINEIROS E CAPIXABAS”, completa reportagem em Mantena e São Francisco – (De Calazans Fernandes, enviado especial da TRIBUNA DA IMPRENSA).
Nas fotos estampadas em primeiro plano da edição mostrava uma das várias trincheiras que foram abertas próximo ao Q.G. de operações dos capixabas, quando um soldado preparava-se para ali ficar de prontidão. Outra foto paralela mostrava metralhadoras pesadas e fuzis que os soldados da cidade de Governador Valadares trouxeram para enfrentar a situação em Mantena.
A reportagem feita por Calazans Fernandes mostrava a situação daquele momento e dizia “Fracassaram totalmente os entendimentos realizados aqui e em São Francisco, entre as autoridades mineiras e capixabas, visando por fim à atual crise do Contestado”. Os participantes da reunião não deram sequer um informe oficial ou mesmo fizeram ata. Limitou-se a anunciar: “Os entendimentos fracassaram, tudo fica como está”.
A reunião das autoridades que representavam os dois governos aconteceu na Fazenda Três Barras, a 12 quilômetros de Mantena e a 20 metros de São