CONTENÇÂO
Tipos de contenção
Arquitetura e Urbanismo D42
MURO DE ARRIMO
A construção dos muros de contenção pode ser necessária, tanto para um terreno naturalmente íngreme, como para projetos que precisem de intervenções, os cortes no solo são um exemplo.
•
Eles são construídos quando é necessário cortar a terra para construir uma edificação, uma estrada ou qualquer outro tipo de obra que faça com que o solo fique instável e perca sua resistência, podendo desabar. •
Também pode ser construído em áreas com taludes naturais que tenham baixa resistência ao cisalhamento e que estejam muito sujeitas à erosão.
Muro arrimo por gravidade –
Gabiões
São estruturas armadas, flexíveis, drenantes, de grande durabilidade e resistência, com um formato de caixa prismática rectangular, em rede de malha hexagonal, constituída por arame galvanizado reforçado.
Uma das principais aplicações dos gabiões é na construção de estruturas de contenção de solos, nomeadamente em muros de suporte e contenção. Desempenham a sua função técnica de suporte por gravidade e dimensionam-se de acordo com essas condicionantes.
Muros de arrimo de flexão
Os muros de flexão são aqueles que resistem às forças utilizando o seu peso e o do solo contido para se manter em equilíbrio.
São estruturas mais esguias, construídas com concreto armado, podem ter diversas formas.
Solos Grampeados
O solo grampeado ou solo pregado é uma técnica em que o reforço do maciço é obtido por meio da inclusão de elementos, como grampos ou pregos , resistentes à tensões de tração, esforços cortantes e momentos de flexão.
Os elementos de reforço são muito semelhantes às ancoragens, porém sem prétensão ou trecho livre.
•
Muros de solo grampeado têm sido empregados tanto em taludes naturais, ou previamente escavados, quanto em escavações, nos quais as condições de estabilidade não são satisfatórias. •
O solo grampeado é, portanto, uma técnica recomendada para a contenção de escavações e