CONTE DO Tema 15 Controle Do Crescimento Microbiano
Esterilização: destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos. Normalmente realizada com vapor sob pressão ou um gás esterilizante, como o óxido de etileno. Só pode ser feito em objetos.
Esterilização comercial: Tratamento de calor suficiente para matar os endósporos de Clostridium botulinum em alimentos enlatados. Os endósporos mais resistentes de bactérias termófilas podem sobreviver, mas não irão germinar e crescer sob condições normais de armazenamento.
Desinfecção: Destruição de patógenos na forma vegetativa. Pode fazer uso de métodos físicos ou químicos.
Antissepsia: Destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos. O tratamento é quase sempre por antimicrobianos químicos.
Degerminação: Remoção de micro-organismos de uma área limitada, como a pele ao redor do local da aplicação de uma injeção. Basicamente uma remoção mecânica feita com algodão embebido em álcool.
Sanitização: Tratamento destinado a reduzir as contagens microbianas nos utensílios alimentares a níveis seguros de saúde pública. Pode ser feita por meio de lavagem em altas temperaturas ou imersão em um desinfetante químico.
Métodos do controle microbiano
Temperatura
Há uma relação entre temperatura e tempo, visto que a ação da temperatura está diretamente relacionada ao tempo em que o microrganismo é submetido a esta temperatura.
Calor
Filtração
Consiste na separação das bactérias do líquido de suspensão. A filtração remove os micro-organismos por meio da passagem de um líquido ou gás através de um material semelhante a uma tela; a maioria dos filtros em uso consiste em acetato de celulose ou nitrocelulose. É útil para esterilizar líquido (enzimas, vacinas) que são destruídos pelo calor.
Radiação
Os efeitos da radiação dependem de seu comprimento de onda, intensidade de duração. A radiação ionizante (raios gama, raios X e feixes de elétrons de alta energia) tem um alto grau de penetração e exerce