Conte Do Registro De Evento
DIRETA E REGISTRO DO
COMPORTAMENTO
Disciplina: Entrevista e
Observação em Psicologia
1º Semestre
Donnera Arianne B. Zhalouth
Macapá, maio de 2015
Analisaremos uma outra técnica de registro que, diferentemente do
Registro Cursivo, emprega não a linguagem mas formas gráficas ou numéricas para representar os comportamentos observados.
REGISTRO DE EVENTO
1) Escolhe-se um ou mais comportamentos a serem observados.
2) Posteriormente, os comportamentos são descritos ou definidos, estabelecendo alguns critérios para se considerar quando o comportamento definido ocorre ou não.
3) A seguir, efetua-se uma contagem de frequência das vezes em que o(s) comportamento(s) escolhido(s) ocorre(m).
Folha de Registro
Situação de Observação: Intervalo de aula, no pátio da faculdade. Sujeito: C. (sujeito do sexo masculino, universitário, com cerca de 20 anos)
Início: 21h15
Término: 21h30 Duração: 15min
Técnica: Registro de Evento
Data: 01/05/2015
Comportamento observado: Andar.
Definição: Considera-se “andar” a locomoção do sujeito, realizada mediante deslocamento alternado dos pés, no solo. Critérios de ocorrência: será requerido que o sujeito pare no mínimo 3 segundos, para se considerar possível uma nova ocorrência. A menor unidade de ocorrência inclui o deslocamento de um dos pés, seguido do deslocamento do outro pé (ou seja, o sujeito necessita dar pelo menos um
Comportamento
Frequência
Total
passo para que se diga que ele “andou”).
Andar
IIIIIII
7
O uso dos critérios simplesmente contribui para esclarecer a própria definição e, pois, para aumentar a probabilidade de que observadores independentes concordem quando dizem que o comportamento ocorre ou, então, que não ocorre.
O critério de parar 3 segundos permite que o “andar”, que pode ser tido como um comportamento contínuo, fosse transformado em unidades discretas, facilitando a contagem da frequência.
Código
Comportamento
Frequência
Total
a
Andar
IIIIII
6
c
Conversar
IIIIIIIII
11
t