Conte Do Anemia Falciforme Gen Tica
A anemia falciforme é uma doença hereditária que passa de pais para filhos, predominante em negros, mas pode se manifestar também em brancos ou pardos. Pode se caracterizar por uma alteração nos glóbulos vermelhos que perdem a forma arredondada e elástica, ficam parecidas com foice, por isso o nome se dá anemia falciforme, essas células tem a membrana alterada com isso rompem-se com mais facilidade causando a anemia, os glóbulos endurecem o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos sanguíneo de pequeno calibre e oxigenação dos tecidos (RAMALHO, 1996).
As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina s que se cristaliza na falta de oxigênio, formando os trombos que bloqueiam o fluxo sanguíneo (KIKUCHI 2003).
Trata-se de uma doença crônica, incurável, embora tratável e que geralmente traz alto grau de sofrimento aos portadores, que precisam de atenção especial do ponto de vista médico, genético e psicossocial (GUIMARÃES 2009).
Os sintomas mais frequentas da doença falciforme são dores com mais frequências nos ossos e nas articulações, podendo atingir qualquer parte do corpo, tendo duração variável, geralmente são associadas ao tempo frio, infecções, período menstrual, problemas emocionais, gravidez, desidratação, icterícia hemolítica e úlcera que são as feridas na perna (KIKUCHI 2003).
A detecção é feita através do exame de eletroforese de hemoglobina. Teste do pezinho realizado com no máximo 48 horas de vida após o nascimento do recém (GUIMARÃES 2009).
2. OBJETIVOS
Com este trabalho e com os estudos, pesquisas e discussões realizadas, pretendemos adquirir e apresentar conhecimento científico sobre a anemia falciforme, bem como conhecer como e quais as alterações genéticas desenvolvem a doença, mostrando os principais problemas de saúde nos portadores dos alelos homozigóticos para a doença, relacionando as possíveis complicações a doença, apontando quais problemas de saúde pode acometer os portadores os tratamentos utilizados para