Contas públlicas na prática
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIDADE SETOR PÚBLICO 4
2.1 SERVIÇO DE TRANSPORTES 4
2.2 CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA 4
2.3 TAXAS....................................................................................................................5
2.4 IMPOSTOS.............................................................................................................5
2.3 CAIXA 6
2.4 SERVIÇOS RECREATIVOS E CULTURAIS 6
3 CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O Plano de Contas público é unificado visando maior facilidade na hora da efetuação dos lançamentos contábeis, até mesmo como uma forma de auxiliar os não contadores a identificar e realizar os lançamentos de forma correta. Isso ajuda muito também na hora das conferências dos lançamentos e gastos públicos.
O objetivo deste trabalho foi selecionar aleatoriamente, seis contas distintas e detalhar sua função na contabilização pública. A exemplificação será por meio de fatos ocorridos no município de Luís Eduardo Magalhães.
2 CONTABILIDADE SETOR PÚBLICO
Neste trabalho analisar-se-á como seis contas do Plano de Contas Público são utilizadas em Luis Eduardo Magalhães.
2.1 SERVIÇOS DE TRANSPORTE
Assim como toda e qualquer empresa, o setor público também apresenta receitas e despesas com serviços de transportes seja para movimentos dentro do municipio ou fora dele.
Portanto, essa conta compreende as variações patrimoniais aumentativas provenientes de servicos de transporte rodoviário, ferroviário, hidroviário, aéreo, especiais e bem como tarifa de pedágio.
2.2 CONTRIBUIÇÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA
Previsto no artigo 149-A da Constituição Federal do Brasil de 1988 se estabelece, entre as competências dos municípios, dispor, conforme lei específica aprovada pela Câmara Municipal, a forma de cobrança e a base de cálculo da Contribuição.
Portanto, é atribuída ao Poder Público Municipal toda e qualquer responsabilidade pela operacionalização e manutenção das