CONTAS PATRIMONIAS E RESULTADO
Na linguagem cotidiana, o que representa a palavra conta? Possivelmente a resposta será: São contas que temos para pagar.
No ponto de vista contábil: Conta é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos de resultados (despesas e receitas).
Para que serve a conta? É através das contas que a contabilidade consegue desempenhar o seu papel. Por isso elas devem ser tratadas com bastante carinho pelo contabilista. Todos os acontecimentos que ocorrem na empresa, responsáveis pela gestão, como as compras, as vendas, os pagamentos, os recebimentos, são registrados em livros próprios através das contas.
CLASSIFICAÇÃO DAS CONTAS
As contas podem ser classificadas de acordo com vários critérios. Entretanto, aquele que nos interesse é o que as classifica em dois grupos (teoria patrimonialista): Contas patrimoniais e Contas de resultado.
CONTAS PATRIMONIAIS
1.ATIVO
No ativo encontra todas as contas que representa os bens e os direitos, devidamente classificados em três grupos:
10.ATIVO CIRCULANTE
Neste grupo encontra todas as contas que representam os bens e os direitos que, devido a sua finalidade, e em sua maioria, estão em constante circulação. Correspondem aos recursos aplicados em elementos que estão em constante movimento, como, por exemplo, a conta caixa, que a todo instante está sendo movimentada (entra e sai dinheiro); o mesmo ocorre com as contas de estoque, bancos conta movimento etc.
11.ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO
Neste grupo encontra classificadas todas as contas que representam direitos cujos vencimentos ocorram após o término do exercício social subseqüente. Exemplo, os títulos a receber (duplicatas, promissórias etc.). Ou seja o inicio do fato da-se acima de 360 dias do fato gerador, exemplo vende-se a prazo o seu estoque e o início de recebimento será realizado 15 meses após o fato da venda, isto caracteriza