Contas de Resultado
São as Receitas e as Despesas do período, que devem ser encerradas no final do exercício para que se apure o resultado do exercício. Este resultado, lucro ou prejuízo, será incorporado ao Patrimônio através da conta Prejuízos acumulados (quando o resultado for negativo), ou Reserva de lucros (quando o resultado for positivo).
São acontecimentos que modificam a situação líquida da empresa e representam variações no Patrimônio da entidade. Estas contas não fazem parte do Balanço Patrimonial, mas permitem que o resultado do exercício seja apurado.
Receita, Custo e Despesas
Podemos dizer que:
a) receita é a renda que a empresa obtém pelas vendas de mercadorias e produtos, pela prestação de serviços etc. (quer receba os valores a vista ou não);
b) custo é o gasto relativo à aquisição ou produção de um bem de venda ou de uso ou, ainda, o gasto diretamente relacionado com a prestação de determinado serviço. Por exemplo:
b.1) para que uma empresa comercial venda uma mercadoria, ela primeiramente adquire essa mercadoria. O gasto com a aquisição da mercadoria comercializada é classificado como “custo da mercadoria vendida” (ainda que, inicialmente, a mercadoria adquirida seja registrada em conta de Estoques);
b.2) para que uma empresa industrial fabrique determinado produto, ela primeiramente adquire a respectiva matéria-prima. Essa matéria-prima, quando consumida (utilizada no processo de produção), representará um custo com a elaboração do produto e, assim, comporá o valor deste;
c) despesa é o gasto com as demais “utilidades”, ou seja, os gastos com as vendas (comissões pagas a vendedores), com a administração da empresa (aluguel, água, luz, telefone), com os juros de empréstimos bancários (despesas financeiras) etc.
Cabe observar que custo e despesa têm, na prática, o mesmo significado (gasto). A distinção que fazemos entre ambos decorre da técnica de registro dos gastos e de sua apresentação na Demonstração do Resultado do Exercício.