Contas de compensações contabilidade pública
Organização Educacional Juscelino Kubitschek
Sistema de compensação
Fortaleza – Ceará
Outubro/2012
colégio jk
Organização Educacional Juscelino Kubitschek
Sistema de compensação
Ana Rita - nº
Camila Kelvia - nº
Edilene - nº
Eduardo - nº
Evandro - nº
Gerson - nº
Gislany - nº
Haroldo - nº
Janaina - nº
Kilvia - nº
Ribamar - nº
Fortaleza – Ceará
Outubro/2012
introdução
No intuito de apresentar a importância do sistema de compensação em empresas públicas e a exposição do bom entendimento que o controle das operações de atos que não modificam o patrimônio influi nas entidades, mas que poderão afetar futuramente seu patrimônio, é que se elabora este trabalho.
O esforço conjunto de nossa equipe recolhe, neste, todas as informações que nos foram possíveis. E esperamos que, estas informações possam atingir o objetivo a que este trabalho se propõe.
Equipe 4
SUMÁRIO
I. Introdução Página: 03 II. Sumário Página: 04 III. Sistema de Compensação Página: 05 IV. Estrutura Página: 06 V. Registro de Caução Página: 07 VI. Registro de Fiança Página: 08 VII. Registro de Materiais Cedidos por Empréstimo Página: 09 VIII. Baixa da Responsabilidade Página: 10 IX. Conclusão Página: 11 X. Bibliografia Página: 12 XI. Anexo Página: 13
sistema de compensação
Base legal: Lei 6.404/76, Resolução CFC 612/85(revogada) e Resolução CFC 1330/11
Conceitos:
Pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRC-SP:
I. Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade. (CRC-SP)
II. Exceto quando de uso mandatório por ato de órgão regulador, a escrituração das contas de compensação não é