Contando Histórias da teoria à prática
O referente relato apresenta a Vivência Pedagógica de Contação de História para o grupo de crianças do jardim II, na faixa etária de 4 anos, estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Rui Ramos, tendo como professora responsável a professora Eliane Jacob. Inicialmente procurei situar o leitor através de referências de quando, como e onde ocorreu esta prática. Procurei descrever de forma clara como foi o planejamento deste momento, os métodos e materiais utilizados para sua realização. Seguido da descrição da experiência em si, composta também pela fala dos que dela participaram e de fundamentações teóricas as quais se referem.
Em um 2º momento menciona-se o título do livro escolhido para a realização da contação de história; Sendo ele o livro "O grande rabanete" de Tatiana Belinky da Editora Moderna. A história trata da uma tarefa irrealizável por uma só pessoa, tornando-se possível com a colaboração de várias forças. Todos estão na horta tentando arrancar um rabanete, que teima em não sair. Aí chega o ratinho e... Fiz esta escolha por ser um livro de fácil compreensão e envolvente. Envolvendo pessoas próximas dos alunos (a figura do avô e da avó), os animais de estimação e trabalhar com atividades comuns à nossa região (cultivo de hortas nos quintais). Além de trabalhar valores como a UNIÃO, AJUDA e o APOIO, tão importantes, rememorando a necessidade de cultivá-los entre as crianças no espaço escolar.
Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se um adulto gosta de ouvir uma boa história, as crianças são capazes de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é muito mais intensa. É fonte riquíssima que abre infinitas possibilidades para a criança compreender através da fantasia e da