Contaminação dos Lençóis Freaticos
Como consequência ocorre um atraso na reciclagem das fezes depositadas pelos animais no solo. Outra preocupação, não somente na Europa mas em todos as atividades agrícolas no mundo, é esta poluição atingir os níveis de depósito natural dos lençóis freáticos.
Os lençóis freáticos consistem em depósitos subterrâneos de água, esses depósitos são resistentes a determinados processos de contaminação em comparação com a água existente na superfície. Por ser subterrânea a água tem o solo como um filtro químico e físico, porém há possibilidades de um determinado insumo ou resto químico atingir essas águas. As possibilidades de haver poluição nos lençóis freáticos dependem do tipo de aquífero, profundidade, permeabilidade, matéria orgânica e minerais presentes no solo.
Aquífero
Os aquíferos semiconfinados são resistentes ao processo de absorção de poluidores; os aquíferos freáticos são mais vulneráveis do que os semiconfinados. Os mais vulneráveis não os cársticos e os porosos mais resistentes.
Espessura da zona de aeração (Profundidade)
Quando a espessura da zona de aeração são maiores , exigem um maior tempo de filtragem e o tempo de exposição do poluente aos agentes oxidantes e elementos de adsorção da zona de aeração.
Permeabilidade do aquífero
Quando uma zona de aeração é impermeável ou possui baixo nível de impermeabilidade, esta zona torna-se numa barreira à infiltração de poluentes na área do aquífero. Os aquíferos mais extensos podem ser cobertos parcialmente por níveis impermeáveis de modo não uniforme. A transmissividade que consiste