Contaminação de Aquiferos por hidrocarbonetos
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA E MEIO AMBIENTE
ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA
DISCIPLINA DE HIDROGEOLOGIA
PROFESSORA: Érika Justa
CONTAMINAÇÃO DE AQUÍFEROS POR DERIVADOS DE PETRÓLEO
EM POSTOS DE COMBUSTÍVEIS E TÉCNICAS DE REMEDIAÇÃO
Ane Karoline Barbosa Brandão
MARACANAÚ
2014
INTRODUÇÃO
A água subterrânea representa, em termos globais, mais de 97% da água doce do mundo que está disponível para uso do homem, sendo de fundamental importância que se evite a poluição neste tipo de recurso hídrico. A poluição nos aquíferos encontra-se presente, principalmente, em lençóis mais rasos que ficam próximos de esgotos ou até mesmo lençóis próximos a postos de gasolina, devido aos tanques de combustíveis que, dependendo dos cuidados, podem vazar e contaminar as águas subterrâneas próximas.
A contaminação dos recursos hídricos subterrâneos tem gerado preocupações expressivas nos últimos anos, principalmente os aquíferos contaminados pelos compostos BTEX (Benzeno, Tolueno,
Etilbenzeno e Xileno), que são os constituintes da gasolina mais tóxicos para o homem e o meio ambiente. Esta contaminação tem como uma das principais fontes os tanques de armazenamento dos postos de combustíveis que, ao vazarem, infiltram no solo e contaminam as zonas saturada e não saturada. Em um derramamento de gasolina, umas das principais preocupações é a contaminação de aquíferos que sejam utilizados para o abastecimento de consumo humano. Após atingir a água subterrânea os contaminantes, derivados do petróleo, são transportados como fase dissolvida e podem atingir os rios e as captações, através de poços rasos e profundos. Os compostos BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos) são os que primeiro atingem o lençol freático, pois são os constituintes que possuem maior solubilidade em água (CORSEUIL, 1992).
O presente trabalho tem como base os seguintes artigos: “ CONTAMINAÇÃO DE AQÜÍFEROS
POR COMBUSTÍVEIS