Contagem
Teoria da Decisão
1.1.
Os Problemas de Decisão e a Teoria da Decisão
Resolver problemas é algo comum tanto a pessoas físicas como a empresas.
Freqüentemente, problemas aparecem e devem ser resolvidos. Para que um problema seja realmente caracterizado, é preciso que o tomador de decisão (a pessoa física ou institucional) tenha, diante de si, mais de uma alternativa. Se uma situação conduzir somente a um caminho, a uma alternativa de solução, a rigor não existe um problema no sentido em que o estamos considerando - por mais desagradável que seja o desfecho.
Outra consideração: o problema de decisão envolve uma tomada de decisão hoje (ou seja, no momento presente ou próximo), mas as conseqüências dessa decisão serão sentidas ao longo do tempo. Seria ótimo se pudesse saber de antemão o que vai ocorrer no futuro - calibraríamos, então, nossa decisão em função dos eventos que ainda vão acontecer e que possam ter alguma influência sobre ela.
A Teoria da Decisão é, no sentido em que iremos considerá-la aqui, uma série de conceitos e técnicas de caráter interdisciplinar, que permite estruturar e analisar um problema de maneira lógica, de forma a permitir a melhor decisão possível face às informações disponíveis, assegurando a coerência, a eficiência e a eficácia das decisões tomadas, antevendo cenários possíveis, valendo-se de um conjunto de procedimentos e métodos de análise, usando ou não ferramentas matemáticas e estatísticas. Ao aplicar os preceitos da Teoria da Decisão na resolução de problemas, o administrador de uma organização estará utilizando uma abordagem
fls. 1
FAECO
sistêmica e analítica no processo de tomada de decisão, reduzindo carga de subjetividade da decisão.
1.2.
Estrutura dos Problemas de Decisão
Quando consideramos problemas de decisão, há sempre uma estrutura comum a todos eles: apresentam estratégias alternativas, estados da natureza e resultados.
Vejamos separadamente cada um desses