Contagem de s.aureus
A contagem de S. aureus em alimentos tem dois objetivos diferentes, um relacionado com a saúde pública, para confirmar o envolvimento em surtos de intoxicação alimentar, e outro relacionado com o controle da qualidade higiênicos anitária dos processos de produção de alimentos, servindo como indicador de contaminação pós-processo ou das condições de sanificação das superfícies destinadas ao contato com alimentos. As principais características utilizadas no isolamento de S. aureus são as características seletivas, como habilidade de crescer na presença de substâncias específicas, entre outras. (SILVA, 1997). Atualmente, o Ágar Baird-Parker (BP) tem sido mais utilizado, pois combina com outras substâncias necessárias para compor o meio de cultura. O Ágar (BP) pode ser usado para o plaqueamento direto de alimentos processados ou “in natura”.
A presença de Staphylococcus em alimentos, na maioria das vezes, pode ser considerada como indicadora da ocorrência de poluição originada de manipuladores, tendo em vista que estes, frequentemente, mostram-se portadores dessa bactéria tanto nas fossas nasais e boca, quanto na pele. A limpeza e sanitização inadequadas dos materiais e equipamentos também são citados como fontes de contaminação dos alimentos (SIQUEIRA, 1995).
OBJETIVO
O trabalho tem como objetivo estabelecer contagem de Staphylococcus Aureus em amostra de doce refrigerado, constituído de creme de leite pasteurizado e gelatina em pó, vendido no campus e comparar o resultado com a legislação vigente.
2 MATERIAL e MÉTODOS
Materiais
25g de Doce preparao a base de Gelatina com Creme de Leite
Shot com 225ml de água peptonada 0,1%
Bolsa de stomacher
06 placas de petri com meio Ágar Baird-Parker
Enrhiemaier
Bico de bulsen
Pipetas dosadoras
Estante
02 tubos com 9 ml de água peptonada 0,1% cada
Espátula de Drigalski
Estufa
Contador de Colônias
Procedimento
1 - Para obtenção da amostra para análise, todos