contador
Gestão de Riscos
Luis Antonio Oliveira Batista
SEBRAE/PE
Resumo:
Gestão de Riscos: Abordagem de conceitos e aplicações
Autor: Carlos Diego Cavalcanti
Currículo: Graduado em Análise de Sistemas pela Unibratec e pós-graduado em Administração Financeira pela UPE - Universidade de Pernambuco. Membro do PMI - Project Management Institute. Membro da Comissão de Gestão de Riscos da ABNT (GT03 – Riscos Positivos e GT05 – Riscos em Projetos), participante da comunidade acadêmica sobre modelos de gestão.
Apresentação:
Este resumo tem o objetivo de sintetizar este trabalho, que apesar de ser de cunho introdutório e elucidativo, ilustra de forma sistemática a aplicabilidade da gestão de riscos, fazendo um paralelo com a visão integrada de GRC – Governança, Riscos e Compliance.
A prática de gestão de riscos já foi vista como conceito de difícil aplicabilidade fora do mercado financeiro.
Gerir riscos tornou-se fundamental para tratar gaps de controle e principalmente, fornecer uma visão macro da organização.
Apesar dos diversos benefícios, a idéia de gerir riscos não é algo totalmente palpável para algumas corporações.
A incerteza é o maior motivador da gestão de riscos, assim como a geração de oportunidades, vista como consequência da aplicação bem sucedida da prática.
1) Introdução à gestão de riscos
“Qual a importância de controle efetivo sobre a gestão da empresa?”
Segundo dados da consultoria Deloitte Touche Tohmatsu, 75% dos riscos de negócio não são identificados pelas empresas. Dos 25% que são de fato identificados, a materialização dos mesmos é integral. Conclui-se que a visão dos gestores é totalmente reativa quando se tratam os eventos de risco inerentes ao negócio.
Um dos grandes desafios atuais da prática de gestão de riscos é atuar não só de forma preventiva aos eventos de incerteza, mas principalmente, criar oportunidades de ganhos.
Gerar